Páginas

Risoto de Shimeji

E chegou o tão esperado 2014! 

E meu desejo é seja um ano de realizações, de sonhos e novos desejos!!!

Que 2014 seja um ano de paz, de amor, de simplicidade, de encontros, de amizade, de trocas!!!

Que 2014 seja um ano recheado de sabores, cores e aromas!!! 

2013 foi um ano muito interessante. Exaustivo, mas interessante! Aprendi muito, desempenhei diversas e diferentes atividades. Tiramos do mundo das ideias o Espaço91, dei asas a minha produção gastronômica no Espaço e finalizei o ano com diversas encomendas! O balanço geral foi bem positivo, só precisando de uns dias na praia para restabelecer o corpitcho e alma e continuar com a mão na massa!

E hoje, no primeiro dia do ano, quero compartilhar a receita que fiz para o último jantar de 2013: Risoto de Shimeji! Realmente ficou maravilhoso, cremoso, com o sabor leve e acentuado do shimeji (mesmo que paradoxalmente) e um aroma sensacional! 


1 litro de água
1 envelope de hondashi (pode ser uma colher de Missô)  ou então um caldo de legumes pré preparado
200 g de shimeji lavado e separado em pequenos buquês
1/4 xícara de shoyu
1 colher de chá de glutamato monossódico (ajinomoto)
4 dentes pequenos de alho cortado em tiras finas
1/2 cebola pequena cortada em tiras finas
1 xícara de arroz arbóreo
1 xícara de vinho branco
1/2 xícara de parmesão ralado grosso
5 colheres de sopa de manteiga
sal a gosto
cebolinha a gosto


Para preparar, dividi em etapas:

1) Coloque para ferver 1 litro de água com o hondashi.

2) Derreta 1 colher de sopa de manteiga em uma frigideira, junte o shimeji, deixe refogar por uns dois minutinhos, acrescente o glutamato monossódico e o shoyu. Abafe com uma tampa, desligue o fogo e reserve.

3) Derreta 2 colheres da manteiga em uma panela funda (eu também ainda não tenho uma panela própria de risoto!), junte o alho, frite até começar levemente dourar, junte a cebola e refogue. Junte o arroz e frite até que fique bem branquinho. Junte o vinho e vá mexendo de vez em quando... Quando estiver quase seco, junte uma concha do caldo de hondashi, mexa de vez em quando, repita mais uma vez (é meio repetitivo na explicação, mas é assim mesmo!)... quando estiver quase secando coloque o líquido que se formou na panela do shimeji. Deixe secar um pouco e junte o shimeji. Veja o ponto do arroz... talvez ainda tenha que colocar mais uma concha do caldo... mexendo sempre! (isso também depende do seu gosto.. eu gosto bem al dente)

Acrescente as duas colheres restantes de manteiga, espalhando pequenos pedaços pela panela, junte o parmesão, mexa bem, mas levemente, e pode desligar o fogo! Está pronto!

Salpique a cebolinha por cima e ... bon appétit!


Como acompanhamento, preparei filé de san peter, assados em papel alumínio individualmente, apenas com sal, azeite e uns shimejinhos para decorar e dar um leve sabor!

Saladinha de alface americana, tomate cereja e cenoura também estava presente, com um toque de batata palha!

E assim deliciosamente acabou meu 2013!!! Bora pra 2014!!!

;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário