Páginas

Anchova Assada

Cozinhar é uma delícia... imaginar as combinações, separar e organizar os ingredientes, visualizar o prato e se deliciar com o resultado... uma verdadeira alquimia pensar os temperos, provar e aprovar... silêncio na cozinha... harmonia entre os aromas e pensamentos... ahhhh... idílico né? Mas.... o cozinhar cotidianamente não é bem assim... 

No dia-a-dia precisamos combinar horários com praticidade, com os ingredientes na geladeira e no armário e muita imaginação para a rotina não saturar o paladar... e tudo isso com aquela pergunta fatídica ecoando: - o que tem pra comer? 

Cada vez mais tenho optado em pegar um dia específico e cozinhar várias opções para deixar comidinhas prontas e saudáveis no freezer. Isso tem facilitado bastante. E também acostumei a ter sempre peixes: em postas, filés ou inteiros, que além do descongelamento, o preparo é muito rápido. Aqui adoramos peixe, saboroso, versátil e nutritivo! Perfeito!

Hoje vou deixar uma receita super simples, para estes dias corridos... e claro... perfeita para qualquer dia! Eu fiz esta semana com anchova, mas pode ser com tainha (aproveitem que ainda estamos em época de tainha). A diferença é que a anchova é mais magra... mas ambas são extremamente deliciosas! 

Anchova assada

1 anchova limpa, sem cabeça
5 dentes de alho picados
Sal
1 limão
Azeite

Lave a anchova e faça pequenos furinhos com a faca. Coloque os pedacinhos de alho nos buraquinhos e também dentro do peixe. Passe sal por dentro e por fora. Coloque a sobre um pedaço de papel alumínio suficiente para que ela seja enrolada. Unte a parte de cima com azeite para não grudar no papel alumínio. Esprema o limão sobre o peixe, enrole o papel fazendo um pacotinho, coloque em um uma forma ou refratário e leve ao forno médio pré aquecido.

Em 25 minutos estará assada. Abra o papel, descobrindo a parte de cima do peixe e deixe secar o líquido por mais ou menos 5 minutinhos.

Prontinho!

Nessa meia hora em que o peixe está no forno, aproveito para fazer uma salada super saborosa e um ótimo acompanhamento!

Alface em tiras
Cenoura ralada fina
Kani (2 bastões para cada prato, cortados ao meio e em tirinhas)
Nozes (3 metades raladas para cada prato)
Gergelim preto
Azeite

Sempre arrumo em pratos individuais, primeiro o alface, em volta a cenoura, o Kani desfiado no centro e ralo as nozes por cima... aí é só salpicar com o gergelim preto, regar com azeite e....

Em tempo: em vez do alho, gengibre ou alcaparras também são ótimas opções para variar o prato! Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário