Páginas

Pão de Especiarias

Pegando carona na postagem de ontem, hoje vou compartilhar a receita de um pão muito especial! Não sei qual a origem, nem de onde veio esta receita, mas é um pão que faço a muitos anos, um tanto exótico e maravilhosamente saboroso. Quentinho, com uma manteguinha derretendo é manjar dos deuses. E esta receita rende bem, uns 3 pães de bom tamanho (sempre odiei ler receitas assim.. "bom tamanho" ...rs... sei que depende do referencial... mas é fato! é de bom tamanho!). 


Me lembro de uma vez, quando morava em Florianópolis, em que minha mãe foi me visitar. Ela ia passar acho que uma semana comigo... e foi muito importante para nós! E para recebê-la, que ia chegar de manhã cedinho, preparei a massa lá pelas duas, três da manhã... coloquei o despertador pra trabalhar, e umas 5 da manhã já tinha pão no forno! Escrevi "bom dia" com cenoura e beterraba ralada em cima do pão pincelado com gema! Ficou lindo!!! Pena não ter registrado em foto.. mas está na minha memória... e acredito que na dela também!! (Espero!)

Em breve vou adaptar esta receita para a máquina de pão, aí conto como ficou... por enquanto é arregaçar as mangas e sovar bastante pra ficar bem fofinho!! 


Pão de Especiarias

2 xícaras de chá de água bem morna
100 gramas de fermento biológico seco
1 xícara de aveia (gosto de usar aquela de flocos enormes)
1 xícara de áçucar mascavo (adoro aquele bem escuro)
3 ovos
1 xícara de chá de cheiro verde picado
2 colheres de sopa de orégano
1 cebola grande ralada (chooooro)
1 colher de sopa rasa de sal
200 gramas de gordura vegetal (já usei óleo também... mas não lembro que proporção)
mais ou menos 1 kilo de farinha de trigo

Misture todos os ingredientes, com exceção da farinha de trigo e do fermento. Depois de misturar bem, principalmente a gordura vegetal que é meio chatinha, coloque umas 2 duas xícaras de trigo e o fermento... em seguida vá colocando o trigo até dar o ponto (desgrudar da mão). Sove bem.. muito mesmo! Divida a massa em três, coloque em forma enfarinhadas e deixe crescer. 

Uma dica: para saber a hora em que o pão já está bom pra assar, quando for dividir a massa, separe uma bolinha de massa (tamanho de uma bolinha de gude) e coloque em um copo de água. A bolinha ficará no fundo. Quando o pão tiver crescido, a bolinha subirá para a superfície do copo! Hora de ir para o forno! Pré aqueça o forno bem quente, coloque os pães, deixe 10 minutos e abaixe para o forno médio (uns 180 graus). Isso faz com que ele fique com uma casquinha crocante e macio por dentro... Deixe assar por mais uns 30/40 minutos... mas isto vai depender do forno! Fique de olho! E....

Bon appétit!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário