Páginas

Pão Integral Perfeito

Acho que o horário de verão me fez ficar um pouco perdida no tempo! Faz mais de uma semana que não posto receitinhas!! Além de que na semana passada teve a festinha de aniversário da filhota na escola, o que contribuiu para minha presença constante na cozinha e ausência aqui blog! Enfim.. mãos na massa que hoje tem receita de pão!


Já fazia algum tempo que todos aqui em casa já tinham enjoado dos milhares de tipos de pão integral que existem no mercado. Linhaça, girassol, canela, cenoura, preto, centeio, aveia, maçã, yogurte...aff.. uma infinidade, mas que no final, todos parecem ter o mesmo gosto, mesmo cheiro e mesma textura. Temos também a opção do pão de milho, de pão branco... ou bisnaguinha... enjoamos também! Ah, a padaria, claro! ok... ir na padaria buscar pãozinho quente diariamente não é algo viável quando a padaria não é na esquina de casa e os filhos vão para a escola às 7 da manhã! 

Levando tudo isso em consideração, iniciei uma pesquisa sobre as famosas máquinas de pão. Afinal quem gosta de colocar a mão na massa, sovar, deixar a bolinha no copo para esperar a massa crescer, levanta questionamentos sobre uma máquina que se propõe a fazer tudo, inclusive enquanto você ainda estiver dormindo. Entrei em diversos sites, blogs e grupos de discussão (sim, existe um grupo de discussão ótimo sobre MFP - Máquina de Fazer Pão). As mais vendidas no mercado são a Arno e a Britânia. Cheguei a conclusão depois de alguns pós e contras, que a Britânia Multi Pane me atenderia melhor que a Arno. Feliz e certeira escolha!

Desde então nunca mais compramos os tão propagados pães integrais do mercado, nem a broa de milho.  Apenas algumas poucas vezes compramos pão francês, porque aí, ninguém é de ferro! Mas a máquina aqui em casa é um sucesso... pão integral, branco, com sementes, mascavo, fubá, cenoura, beterraba...  todos maravilhosos... e sempre com a possibilidade de adaptar receitas (o manual vem com 100) e trabalhar com os ingredientes que você mais gosta, sem conservantes e afins! Ah, e o maravilhoso é que a máquina tem um timer para programar a hora que o delicioso pão estará pronto! Acordar com cheirinho de pão em casa não tem preço! 

Esta receita que coloco abaixo é da máquina, mas acredito que pode ser feito na forma "manual" também! 

Pão Integral Perfeito

1 1/4 copo (medida) de água
1/4 de copo de óleo (usei de milho, Lisa)
1 3/4 de colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açucar (branco, comum)
1 colher de chá de vinagre branco (usei o de arroz) - coloquei no lugar no melhorador de pão
1 copo de farinha integral (usei a Mais Vita, da Yoki)
3 copos de farinha de trigo (Dona Benta)
1 colher de sopa de linhaça
2 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco. (uso Dona Benta)

Opção 11 (ciclo sanduiche). Quantidade massa opção II.


Bon appétit!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário