Páginas

Tomate Confit

Tomate Confit

Adoro tomate cereja! Mas até pouco tempo atrás, na minha cozinha, a única utilidade para o tomatinho adocicado era na salada... cortadinho ao meio ou inteiro "para estourar na boca" como diz minha filhota! Além de combinar com diversas saladas e decorar o prato, é ótima companhia para os ovos de codornas... delícia! E assim era, até o dia que fui jantar num restaurante francês e lá estava ornamentando o meu prato lindos tomatinhos cerejas, com cabinho e tudo, com carinha de assado (meio murchinho), regado no azeite... um sabor de ervas invadiu o pequeno acerejado, que se tornou simplesmente irresistível... imaginem... por um bom tempo não saía mais da minha cabeça o aroma misturado ao sabor... fato é que depois de conseguir discernir o que é que o deixava tão encantador, pesquisei, adaptei e cheguei a algo tão leve e delicioso como a minha inspiração francesa! Nesta receitinha não vou colocar medidas, pois vou colocando "a olho"... mas acredito que possa ajudar!

Mãos à obra:

Uma caixinha de tomates cereja
Vinagre branco (usei o de arroz)
Açúcar (para minimizar a acidez e dar um sabor especial)
Sal
Alho (um dente cortado em 4)
Alecrim (fresco é o melhor, mas se tiver apenas o seco, também pode ser)
Azeite

Lave os tomatinhos, e sem tirar a parte do cabinho, coloque numa travessa de vidro, de forma que fiquem todos juntinhos, mas não esmagados. Regue os tomatinhos com o vinagre. Com uma colher espalhe açúcar sobre eles, coloque um pouquinho de sal (pitadas espalhadas). Ajeite os pedacinhos de alho e salpique o alecrim. Regue com azeite e leve ao forno médio por uns 15 minutos. Os tomates devem ficar macios, porém firmes. Espere esfriar, coloque num vidro bem bonito e sirva com saladinhas, com torradas, ou como preferir! O resultado é uma conserva, então pode ficar na geladeira por uns 15 dias... se resistirem, claro!

Bon appétit!


Nenhum comentário:

Postar um comentário